Ferramentas livres para manter o contato durante a pandemia

A Free Software Foundation preparou uma lista de ferramentas livres para manter o contato com quem você precisa por texto, áudio ou vídeo. Existem alternativas livres para os aplicativos e plataformas usadas pela maioria das pessoas e que não respeitam a sua privacidade e liberdade, que muitas vezes não são usadas simplesmente porque as pessoas não as conhecem.

Confira a lista no texto da FSF:

https://www.fsf.org/blogs/community/better-than-zoom-try-these-free-software-tools-for-staying-in-touch

Há também outros sites que listam alternativas livres a softwares proprietários que são frequentemente usados pelas pessoas. Depois que o site switching.social saiu do ar, algumas pessoas têm criado outras listas, como o switching.software, por exemplo.

Em meio à invasão das ferramentas não-livres de comunicação em nossas vidas, acelerada pelo distanciamento social necessário para combater a pandemia de coronavírus, há de se reconhecer os bons exemplos de uso de tecnologias livres.

O Secretário de Estado de Saúde do Espírito Santo, Nésio Medeiros, é um defensor do software livre e tem feito as coletivas de imprensa sobre o novo coronavírus transmitidas ao vivo usando o Jitsi Meet.

A gravação depois é disponibilizada no Youtube, pois é a plataforma que tem mais alcance de usuários:

Mas seria legal se também estivesse disponível na rede descentralizada de vídeos usando tecnologias livres PeerTube Network.

A Comissão Europeia também preparou uma lista de soluções livres de software para ajudar as pessoas no período de pandemia:

O catálogo completo inclui soluções em dados abertos, eventos e outros links relevantes.