Olá, boa tarde,
Acabo de chegar ao grupo por indicação de um dos membros, o Augusto Herrmann, a quem agradeço mais uma vez a dica.
Estou desenvolvendo uma pequisa de doutorado sobre Tecnologias Cívicas nas escolas, porém meu foco é a ampliação das possibilidades de participação dos estudantes no controle social, monitoramento de políticas públicas etc (Integro o Programa de Pós-graduação em Educação da UFBA e estou sendo orientada pelo prof. Nelson Pretto)
Gostaria de contar com o apoio de vocês para identificar TCs que estão fomentando esse tipo de participação em nosso país.
Estou super aberta a sugestões de como mapear essas iniciativas.
Desde já me coloco à disposição para conversarmos mais sobre o tema.
Grata.
Abraços,
Talvez o QEdu se encaixe nessa categoria de tecnologias cívicas para a educação. Ele usa dados abertos do Censo Escolar do INEP para montar visualizações de dados e consultas que ajudam, por exemplo, os professores e diretores de escola a compararem o desempenho com outras escolas semelhantes e planejar o que precisa ser melhorado, ajuda aos pais compararem as escolas e cobrar por melhorias – talvez isso se encaixe no quesito do controle social.
Making previously inaccessible information available to the public is a major public service, but a necessary next step involves giving citizens a means to meaningfully act on that information.
In cases where governments are reluctant to release potentially damaging information to the public, civil society can play an important role in finding creative ways to obtain, clean and publish that information.
Até onde sei, o QEdu e o Mejora tu Escuela não são softwares livres e nem públicos, embora usem dados abertos.
Mas existem alguns softwares livres da área educacional que podem ou não ser relevantes para a sua pesquisa, tais como:
Obrigada. Herrmann! Conheço algumas de suas sugestões, outras não. Algumas dessas experiências tem seus dados alimentados por organizações ou por gestores. Meu foco é a tecnologia cívica que promove o engajamento dos estudantes, tendo estes como produtores de informação, ou seja, como ativos no processo de controle. Um exemplo que conheço é a experiência do Monitoramento da Merenda por meio da plataforma Monitorando a Cidade. Será que temos mais exemplos interessantes no Brasil?