Usando Chromium sem Google, VS Code sem Microsoft

Já teve que entrar em algum site que só funciona no Google Chrome, mas não quer usar os serviços do Google para preservar os seus dados? Talvez você já tenha ouvido falar do Chromium, que é a versão open source do Chrome. Mas mesmo o Chromium ainda usa os serviços do Google, então vai vazar dados. Pois um pessoal pegou o código do Chromium e criou uma versão que retira todos os cerca de 50 serviços do Google. O nome do navegador é Ungoogled-Chromium.

Para quem programa, a interface de programação mais popular atualmente é o VSCode, feito pela Microsoft. Ele tem o código aberto disponibilizado, mas o download que oferecem para você instalar é gratuito, mas com uma licença proprietária da Microsoft – isto é, ele é freeware. Além disso, vem por padrão com a telemetria ativada, que envia dados à Microsoft. Então um pessoal pegou o código-fonte, compilou e criou um pacote de fácil instalação, chamado VSCodium. Para instalar em distribuições Linux, basta adicionar um repositório e instalar um pacote. Se você já usa o VSCode, é possível migrar as suas extensões e configurações para o VSCodum com apenas alguns comandos a mais. As instruções estão aqui:

O jornal The Register até mesmo publicou, há um mês, um artigo sobre esses dois softwares, sobre quando o “código aberto” não é o suficiente.